Complementares

As aulas complementares compõe a grade curricular das respectivas séries.

waves-branco.png

As atividades educativas ao computador treinam a memória, desenvolvem a atenção e o raciocínio lógico e estimulam a concentração e a coordenação motora das crianças.

Com as aulas de informática do Dom Henrique os alunos estudam os componentes do computador - hardware, têm iniciação ao pacote Office da Microsoft em atividades como a elaboração de textos no Word e slides no Powerpoint ou operações lógicas e fórmulas no Excel, além de ferramentas de edição e criação de imagens no Prezi.

TODAS AS SÉRIES

Aprendem também sobre programação e construção de games o que estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Os alunos são orientados ainda a fazer pesquisas na web, uma vez que o conteúdo está disponível lá.

Técnicas de Redação

TODAS AS SÉRIES

Sabendo da importância de redigir um bom texto, com coesão e coerência, o Dom Henrique incluiu em sua grade aulas de Técnicas de Redação para todas as séries. As aulas variam conforme os tipos de texto utilizados - dissertativos, descritivos ou narrativos.

Redação do artigo do aluno

Educação Ambiental

EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação ambiental tem como objetivo gerar consciência ecológica em cada aluno, incentivando o desenvolvimento sustentável e ativando o comportamento de proteção da natureza. A criança desde cedo deve aprender a cuidar da natureza, o Dom Henrique desenvolve ações ecológicas tais como a coleta seletiva e o reaproveitamento da água da chuva para a utilização nas descargas.

Contamos também com a horticultura que permite a interação com o meio ambiente, possibilitando o acompanhamento do crescimento de outro ser vivo observando os cuidados necessários para que as sementes

vinguem e adquirindo responsabilidade pela vida e crescimento dos mesmos. Além de proporcionar noções de educação alimentar, estimular o consumo de verduras, frutas e legumes, e aproveitamento de espaços.

Cozinha Experimental

EDUCAÇÃO INFANTIL - 1º ano | INTEGRAL

Educação Financeira

ENSINO FUNDAMENTAL I

As crianças aprendem as propriedades nutricionais de cada alimento, a importância de uma refeição balanceada e são estimuladas a descobrir novos sabores. Durante as aulas realizadas na cozinha experimental, os alunos manipulam os alimentos e auxiliam no preparo. Isso torna a aula divertida e diferente.

As aulas de educação financeira têm como objetivo tornar a criança mais consciente para as decisões que envolvam dinheiro, ou seja, que ela esteja ciente das oportunidades e riscos de todas as ações que pode tomar.

INFANTIL | FUNDAMENTAL I | INTEGRAL

Segundo Platão, “A música é um instrumento educacional mais potente que qualquer outro.”, e nós do Colégio Dom Henrique comprovamos essa teoria no dia a dia dos nossos alunos.

Os benefìcios das aulas de música são percebidos desde os primeiros anos escolares, desenvolvendo a mente, promovendo equilíbrio e bem-estar e facilitando a concentração e o raciocínio. Crianças que trabalham a música na escola geralmente apresentam notas mais elevadas em suas disciplinas.

As aulas consistem em metodologias que aproximam as crianças a diversos instrumentos musicais. Com atividades divertidas que estimulam as crianças a treinarem os sistemas cognitivo, perceptivo e motor, os aluno alcançam maior autonomia musical por meio da diferenciação entre melodia, ritmo e harmonia.

FUNDAMENTAL II

Menino organizando livros

Grade Estendida

ENSINO MÉDIO

O empreendedorismo busca estratégias funcionais e sadias para lidar com adversidades, reforçando a importância da superação e do reconhecimento dos sonhos e metas pessoais, desenvolvendo habilidades como: flexibilidade, comprometimento, criatividade, perseverança e autonomia.

O contato com as questões do empreendedorismo ajuda o jovem a se preparar para o mercado de trabalho aprimorando seus pensamentos e atitudes.

Na grade estendida os alunos permanecem em período integral dois dias por semana onde, entre outras atividades, realizam o preparatório para o ENEM, reforço nas técnicas de redação, simulados e aulas de desenvolvimento pessoal e profissional. Tudo para ajudar o jovem a se preparar para os próximos desafios acadêmicos.